Você já se viu na encruzilhada de decidir entre sua saúde e suas responsabilidades profissionais?
Muitas vezes nos vemos pressionados a trabalhar mesmo quando não estamos bem.
A realidade é que, em uma cultura que valoriza a produtividade acima de tudo, é comum nos sentirmos obrigados a comparecer ao trabalho mesmo quando estamos doentes. Mas até que ponto isso é realmente benéfico para nós mesmos e para nosso desempenho?
Na psicologia, compreendemos que essa tendência pode estar enraizada em crenças limitantes sobre autovalorização e medo de sermos substituídos ou considerados menos competentes. Automedicar-se para "dar conta" do trabalho pode ser um reflexo desse padrão.
É importante reconhecer que trabalhar doente pode comprometer não apenas nossa própria saúde, mas também a qualidade de nosso trabalho. Afinal, como podemos produzir com eficácia quando nossa mente e corpo estão lutando contra alguma doença?
Além disso, a pressão do ambiente de trabalho e a cultura de "presenteísmo" podem nos fazer sentir que não temos escolha a não ser trabalhar doentes, mesmo que isso prejudique nossa saúde física e mental a longo prazo. No entanto, é importante reconhecer que trabalhar doente não é sustentável e pode ter consequências negativas para nossa saúde e bem-estar.
A chave para encontrar o equilíbrio está no autocuidado e na definição de limites saudáveis. Aprender a reconhecer os sinais do nosso corpo, respeitar nossos próprios limites e buscar apoio quando necessário são passos essenciais para preservar nossa saúde e bem-estar.
Se você se identifica com essa situação e deseja entender melhor suas motivações e padrões de comportamento, a psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para promover autoconhecimento, desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e aprender a cuidar de si mesmo de maneira compassiva e equilibrada.
Lembre-se: sua saúde e bem-estar vêm em primeiro lugar. Estou aqui para oferecer suporte e orientação nesse processo de autocuidado e autoconhecimento. Juntos, podemos trabalhar para superar esses desafios e promover uma vida mais equilibrada e saudável.
Atenção: Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192), ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Hyeizan Silva - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro