Gabriel Medina, uma estrela do surfe brasileiro, começou sua carreira aos 11 anos, quando venceu seu primeiro título. Aos 17 anos, ele se tornou o surfista brasileiro mais jovem a integrar o campeonato mundial. Sua ascensão continuou, e em 2014, ele fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o campeonato mundial de surfe, repetindo o feito em 2018 e 2021.
Apesar de seu sucesso nas competições, Medina enfrentou uma batalha interna. "Tive depressão, comecei a tratar com psicólogo. Foi muito louco, porque nunca me imaginei nesse lugar assustador, em que as coisas param de fazer sentido para você," confessou Gabriel. A pressão imensa das competições e das expectativas externas o levou a uma pausa em sua carreira para cuidar da saúde mental.
A luta contra a depressão
Medina revelou que durante algumas competições, ele chegava a chorar antes de entrar na água. A tristeza profunda o afetou de forma significativa, mas ele tentou manter a calma e focar no trabalho, embora fosse extremamente difícil. O tratamento psicológico, foi crucial para sua recuperação.
Pausar não quer dizer desistir
Gabriel Medina nos ensina que pausar não significa desistir. Às vezes, é necessário dar um tempo, cuidar de si mesmo, para ganhar mais força e seguir em frente com mais vigor. Como Medina fez, tirar um tempo para cuidar da saúde mental é uma parte crucial do processo de superação e crescimento.
A importância da saúde mental
A história de Gabriel Medina é um poderoso exemplo da importância de cuidar da saúde mental. Através da terapia, Medina conseguiu reconstruir sua confiança e paixão pelo surfe.
Autoajuda e reflexão
Caro leitor, não sei em que momento da vida você está, mas pausar e recomeçar fazem parte do processo. Hoje pode até parecer impossível, mas você ainda pode alcançar seus sonhos. Você não é um super-herói, não precisa ser, e não precisa passar por isso sozinho. A terapia é uma jornada que pode te ajudar.
A jornada de recuperação
Após uma pausa necessária e um intenso trabalho psicológico, Medina começou a reencontrar sua paixão pelo surfe. "Estou melhor, fico feliz de estar me reencontrando. Aprendi bastante nesse tempo," afirmou Gabriel. Seu retorno culminou na conquista do bronze olímpico, um testemunho de sua resiliência e dedicação.
O talento, amor, dedicação e cuidado com a mente e o corpo de Gabriel Medina resultaram em uma vitória que vai além das medalhas. Sua história é uma inspiração para todos que enfrentam batalhas internas. Parabéns, Gabriel, por representar tão bem nosso país!
Se você se identificou com essa história, considere buscar apoio, clique no botão abaixo e lembre-se de que sua saúde mental é fundamental para seu bem-estar e sucesso.
Atenção: Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192), ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Hyeizan Silva - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro