Você é uma mãe que ama sua carreira, mas também se sente culpada por desejar retornar ao trabalho após a licença maternidade? Você não está sozinha. Muitas mulheres enfrentam esse conflito interno entre suas paixões profissionais e o amor por seus filhos.
É importante se perguntar: Como posso conciliar meu desejo de trabalhar com meu amor pela maternidade? Será que é possível ser uma mãe dedicada e uma profissional realizada ao mesmo tempo? Que estratégias posso adotar para gerenciar esse turbilhão de sentimentos e pensamentos?
É normal sentir-se sobrecarregada por uma mistura de emoções ao retornar ao trabalho após a maternidade. Você pode se perguntar se está fazendo a coisa certa ou se é uma boa mãe. No entanto, é importante lembrar que suas emoções são válidas e compreensíveis.
Algumas dicas práticas que podem te ajudar durante esse período de transição incluem:
Estabeleça limites claros: Defina horários específicos para o trabalho e para estar com sua família, e tente manter esses limites o máximo possível para garantir um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.
Envolva-se em redes de apoio: Procure apoio de outras mães que passaram ou estão passando pela mesma situação. Compartilhar experiências e conselhos pode ser reconfortante e edificante.
Pratique o autocuidado: Reserve um tempo para si mesma todos os dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Isso pode incluir atividades como meditação, exercícios físicos, leitura ou simplesmente relaxar.
Delegue tarefas: Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Delegar responsabilidades a seu parceiro, familiares ou amigos pode aliviar um pouco a carga e permitir que você se concentre em suas próprias necessidades.
Seja gentil consigo mesma: Lembre-se de que você está fazendo o melhor que pode, e está tudo bem sentir-se sobrecarregada às vezes. Trate-se com compaixão e gentileza, e lembre-se de que está fazendo um ótimo trabalho como mãe e profissional.
Além disso, psicoterapia pode ser um recurso valioso para ajudá-la a lidar com esses sentimentos de culpa e encontrar um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades profissionais e maternais. Um psicoterapeuta pode oferecer um espaço seguro para explorar seus pensamentos e emoções, desenvolver habilidades de enfrentamento e tomar decisões que sejam melhores para você e sua família.
Atenção: Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192), ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Hyeizan Silva - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro